Quais problemas a falta de vitamina C ocasiona? Aprenda a identificar os sintomas

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25 de março de 2019

Quais problemas a falta de vitamina C ocasiona? Aprenda a identificar os sintomas

Laranja e limão cortados

Vitaminas são grupos de substâncias necessárias para manter o corpo saudável.

A vitamina C não é produzida pelo corpo humano, mas é um componente essencial para sua dieta.

Ela é requerida para uma substância chamada colágeno que é necessária para a saúde e reparação de vários tecidos do corpo.

Como pele, ossos, cartilagem, ligamentos e tendões, paredes dos vasos sanguíneos e dente.

A vitamina C tem um papel fundamental no nosso organismo, auxiliando a cicatrização de feridas e facilitando a recuperação de queimaduras.

E é também uma vitamina antioxidante que trabalha com função de imunidade e absorção de ferro.

 

O papel fundamental da vitamina C e seus benefícios

A vitamina C é importante em muitos processos metabólicos. Veja abaixo alguns deles:

Formação do colágeno

O colágeno é usado de diferentes maneiras pelo corpo. O papel principal é de fortalecer a pele, vasos sanguíneos e ossos. O corpo também depende do colágeno para curar feridas;

Função antioxidante

Os antioxidantes combatem os radicais livres (membranas que podem causar danos nas células). A vitamina C é um ótimo antioxidante;

Absorção de ferro

A absorção de ferro é auxiliada pela vitamina C. (Exemplo de alimentos com ferro: feijão e lentilhas);

Luta contra infecção

O sistema de imunidade requer vitamina C para um funcionamento adequado;

Tratamento de gripes

Alguns estudos já feitos mostram que a vitamina também serve na prevenção da gripe e resfriado, além disso, ajudam a controlar alergias;

Protege contra efeitos do estresse

A vitamina C possui um papel fundamental no desempenho da proteção do cérebro e do sistema nervoso contra o estresse.

Isso acontece pois são necessários níveis suficientes de vitamina C para síntese de hormônios do estresse como a adrenalina;

Ajuda a diminuir o colesterol

Pois ela tem um papel fundamental na redução do colesterol no sangue.

Basicamente acontece isso pois há a conversão de colesterol em sais biliares que podem ser eliminados facilmente do corpo;

Regulam os níveis de açúcar em diabéticos

Pessoas que sofrem de diabetes podem se beneficiar com alimentos ricos em vitamina C, isso porque ela ajuda nos níveis de açúcar no sangue;

Melhora nos sintomas de asma

Como um bom antioxidante, a vitamina melhora na função dos pulmões e vias respiratórias;

Redução de risco da catarata

A vitamina também tem um papel na melhora da visão e previne o desenvolvimento da catarata.

Isso porque os olhos precisam da vitamina para eliminar os radicais livres que são geradas devido à exposição do sol;

 

Principais sintomas

 

Pessoa com dor no braço

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é essencial na formação do colágeno, que dá estrutura aos tecidos do corpo, e na absorção do ferro.

Além de ter participação na regulação do metabolismo do organismo e na formação de células sanguíneas. Por isso, a falta de vitaminas pode provocar sinais e sintomas como:

Cansaço, palidez e tontura

Devido à anemia causada pela pouca absorção do ferro;

Dificuldade para a cicatrização de feridas

Devido à deficiência do colágeno;

Sangramentos, principalmente pela gengiva e nariz

Mas que podem surgir em qualquer local do corpo, devido ao rompimento dos tecidos que suportam os vasos sanguíneos;

Manchas arroxeadas pelo corpo

Também pela fragilidade dos vasos sanguíneos;

Deformidades ósseas e aumento do risco de fraturas

Principalmente em crianças, pois altera o processo de calcificação e formação dos ossos;

Queda do cabelo e enfraquecimento das unhas

Pelo enfraquecimento dos tecidos;

Dor óssea

Inchaço no corpo e enfraquecimento das cartilagens e articulações;

Queda e amolecimento dos dentes

Pois a altera a formação da dentina, que é a matriz dos dentes;

Aumento do risco de infecções

Como gripes e resfriados, pois a falta de vitamina C prejudica a formação dos glóbulos brancos e altera várias funções do sistema imune;

Tristeza, stress mental e dificuldades de raciocínio

Pois a falta de vitaminas pode produzir alterações químicas cerebrais.

A doença causada pela deficiência de vitamina C é chamada de escorbuto, e o conjunto destes sinais e sintomas começa a surgir após 45 a 80 dias de falta da vitamina.

Os escorbuto infantil é chamado de doença de Moeller-Barlow, e se caracteriza, também, por importantes deformidades ósseas, crescimento prejudicado e alterações cardíacas.

 

Causas da deficiência de vitamina C

No caso de adultos, a causa principal da falta de vitamina C seria por conta de uma dieta inadequada e falta da mesma na dieta.

Atualmente, não é muito difícil encontrar alimentos ricos em vitamina C em seus valores nutricionais, e é possível encontrá-los em qualquer lugar.

Mas se a pessoa tem uma dieta com pouca variedade ou apenas rica em produtos industrializados, pode ficar mais difícil de conseguir a quantidade adequada de vitamina c.

Outra causa da ingestão do baixo nível por falta de vitamina c seria que o corpo pode não estar absorvendo corretamente o que está entrando.

Isso pode ocorrer devido ao mal funcionamento dos órgãos ou algum tipo de bloqueio vindo do intestino e cólon.

Pode ser necessário verificar qualquer problema digestivo, para isso, procure um médico para melhores exames.

 

Como repor?

Em casos mais sérios, a reposição e o tratamento precisam ser feitos com suplementos e a ingestão de alimentos ricos na vitamina.

Caso necessite, procure ajuda de um profissional da área como um nutricionista.

No entanto, caso outra doença estiver envolvida (como alcoolismo, anorexia, bulimia ou depressão), o tratamento da doença pode ser ainda mais importante.

Nesses casos, o médico pode considerar que a dieta não será seguida e aí que entram os suplementos dietéticos prescritos para serem usados regularmente.

Depois de um período, a ingestão do suplemento pode ser interrompida e poderá seguir com a ingestão de legumes e frutas, isso evitará que você tenha problemas com essa vitamina novamente.

 

Fontes de vitamina c

 

Suco de laranja

A vitamina C é encontrada, principalmente, em frutas e vegetais, como abacaxi, acerola, laranja, limão e pimentão, por exemplo, sendo importante a presença destes alimentos na dieta para suprir as necessidades diárias.

A quantidade de vitamina C que deve ser consumida diariamente é de cerca de 60mg, entretanto, algumas pessoas podem necessitar de quantidades maiores.

Gestantes, fumantes e pessoas em uso de alguns remédios que podem prejudicar a absorção desta vitamina, como anticoncepcionais, antidepressivos e diuréticos.

É recomendado conversar com o médico e o nutricionista para ajustar a reposição da vitamina, nestes casos.

Como a vitamina C pode ser eliminada, aos poucos, através da urina, o seu consumo deve ser diário, e caso a quantidade necessária não seja alcançada com a alimentação.

Também é possível consumir suplementos com vitamina C.

Entretanto, o seu consumo deve ser aconselhado, de preferência, por um nutricionista para que não seja feito em falta ou em excesso.

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