7 indícios que seu corpo está com deficiência de cálcio

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7 indícios que seu corpo está com deficiência de cálcio

O cálcio não serve apenas para reforçar a massa óssea. Este micronutriente desempenha um papel fundamental no envio de mensagens para o sistema nervoso.

A grande maioria do cálcio ingerido é armazenado pelos ossos e dentes.

Mas o sangue e os músculos também necessitam deste micronutriente, associado comumente ao crescimento das crianças e ao consumo do leite.

Aliás a grande função deste mineral está relacionada com a massa óssea, isto é, formação de ossos e dentes.

Sendo também essencial para a coagulação sanguínea, contração muscular e transmissão de impulsos nervosos.

A dose diária recomendada de cálcio para um adulto é, em média, 1000mg.

Contudo, existem algumas situações que aumentam a probabilidade de ocorrer a deficiência deste mineral.

Como é a má alimentação, a deficiência do cálcio, da vitamina D a mudança hormonal, a menopausa e até mesmo a idade avançada.

 

Criança tomando leite

Existem sete sintomas comuns relativos à deficiência de cálcio:

1. Dores musculares e cólicas;

2. Fragilidade óssea;

3. Dentes fracos;

4. Dificuldade em perder peso;

5. Atraso na puberdade feminina;

6. Problemas constantes de sono.

 

Como evitar a deficiência de cálcio no organismo?

 

Saladas e frutas

 

Existem alguns truques para que seja assegurada uma ingestão adequada deste nutriente. E a alimentação é a chave.

Apesar de os produtos lácteos serem os grandes fornecedores deste mineral, outros alimentos também o contêm.

Como é o caso dos vegetais de folhas verde-escuras (como os brócolis, o agrião, os espinafres, a couve portuguesa), os frutos secos (como os figos).

Além dos produtos à base de soja enriquecidos com cálcio e as leguminosas.

Contudo, salienta o mesmo site da DGS, “o cálcio presente no leite e seus derivados é o mais facilmente absorvível pelo organismo.

Ou seja, tem elevada biodisponibilidade, quando comparado ao cálcio presente noutros produtos, como por exemplo, os vegetais de folha verde-escuras”.

Após aconselhamento médico, a toma de um suplemento diário à base de cálcio também pode ser uma boa forma de evitar males maiores.

Assim como apostar na ingestão de alimentos ricos em magnésio, mineral que auxilia a retenção de cálcio por parte do organismo.

Embora a ingestão de café, refrigerantes e o consumo excessivo de sódio podem comprometer a absorção de cálcio por parte do organismo

 

Repondo cálcio através de suplementos

Uma das maneiras mais popularmente conhecidas de se complementar as quantidades diárias de cálcio no organismo é através dos famosos suplementos alimentares prescritos por um médico.

A partir dos 50 anos, a dose recomendada gira em torno de 1.300 miligramas por dia.

A complementação mineral através de suplementos alimentares só é indicada para quem ingere quantidades muito inferiores a essa média.

Para quem tem mais de 60 anos, estudos indicam que os ossos podem começar a ficar mais fracos quando as doses diárias de cálcio chegam a cerca de 800 miligramas por dia.

 

Senhor tomando bebida quente

Isso aumenta consideravelmente o risco de fraturas, as quais passam a ocorrer em quedas ou esbarrões cada vez mais simples.

Nos casos em que a quantidade inferior deste mineral começa a apresentar riscos para os pacientes, o médico pode indicar suplementações especiais.

A mais popular delas é um composto a base de citrato de cálcio que deve ser ingerido junto com o café da manhã, almoço e jantar.

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