Para que serve o cloreto de magnésio e quando ele é indicado? Entenda

3 Benefícios do whey protein
12 de fevereiro de 2019
O que é o café verde e como ele auxilia na perda de peso
22 de fevereiro de 2019

Para que serve o cloreto de magnésio e quando ele é indicado? Entenda

Espinafre

O cloreto de magnésio é um mineral altamente importante e essencial tanto para a vida humana como dos animais. É essencial para contrações musculares, sistema nervoso, assim como para funções cardíacas e saúde óssea.

Faz parte de uma grande variedade de reações, ajuda a regular a pressão arterial e níveis de glicose, além de auxiliar o seu organismo a regular os níveis de outros nutrientes vitais, como vitamina D, cálcio, potássio, zinco e cobre.

A importância do magnésio, ou do cloreto, para o organismo é indiscutível.

Esse sal mineral é responsável por inúmeros processos do corpo humano, pois é capaz de ativar mais de 300 funções enzimáticas.

Esse mineral está diretamente ligado a saúde celular, pois é responsável por sua energia. Como consequência, interfere na saúde dos ossos, nervos, músculos, coração e funções cerebrais.

Precisamos de 200mg de cloreto de magnésio por dia, aproximadamente.

Por ser difícil para muitas pessoas conseguir essa quantidade por meio da alimentação, o suplemento cloreto de magnésio é considerado uma boa alternativa para tratar essa deficiência.

 

Para que serve o cloreto de magnésio?

O cloreto de magnésio é um suplemento mineral utilizado para prevenir e tratar deficiência de magnésio no sangue. O magnésio é muito importante para o funcionamento normal das células, nervos, músculos, dos ossos, e do coração.

Normalmente, uma dieta bem equilibrada fornece o suficiente para níveis normais de magnésio no sangue. No entanto, certas situações fazem com que o corpo perca magnésio mais rápido do que a dieta consegue repor.

 

Mulher deitada sorrindo

 

Causas por falta de magnésio

A principal causa de deficiência de magnésio nos dias de hoje é por conta da busca por alimentos rápidos e processados que incluem fast food e comidas industrializadas.

Além de açúcar, refrigerantes, bebidas com cafeína e até mesmo carne; com isso, esquecem de se alimentar com alimentos saudáveis, como frutas e legumes que são ricos em magnésio.

Bebidas alcoólicas podem interferir na absorção de vitamina D, que ajuda na absorção de magnésio, ou seja, um problema leva ao outro.

Refrigerantes também podem atrapalhar na absorção adequada destes nutrientes.

Além disso, um fator interessante é que a falta de magnésio pode ser influenciada por alimentos que você está ingerindo e não o que você está deixando de ingerir.

Um exemplo interessante é o açúcar, pois a cada molécula de açúcar ingerida.

Nosso corpo usa 54 moléculas de magnésio para processá-la, tornando o açúcar o pior vilão na deficiência de magnésio.

Outra razão que pode causar a carência de magnésio é o PH do interior do intestino, que pode afetar a capacidade da absorção do mineral.

Quanto mais alcalino seu intestino, mais pobre é a capacidade de absorção de magnésio.

Acredita-se ainda que o magnésio está menos presente no solo nos dias atuais, devido ao uso constante de pesticidas e à poluição que afeta os campos.

Os pesticidas também acabam matando bactérias e fungos que são necessários para que as plantas convertam nutrientes do solo em nutrientes que possam ser utilizados pelo ser humano.

 

Castanhas

 

Benefícios do cloreto de magnésio

O cloreto de magnésio é um suplemento essencial para o funcionamento de diversas funções do organismo, como o desempenho dos músculos, dos ossos, respiração e sistema digestivo, por exemplo.

Por estar diretamente ligado a produção de energia das células, a deficiência de magnésio acarreta em uma série de complicações.

Dessa forma, o cloreto de magnésio se torna importante para tratar as pessoas que não conseguem por meio da alimentação ou por outros motivos absorver a quantidade ideal de magnésio.

Além de servir como tratamento, o cloreto também pode ser utilizado na prevenção de algumas doenças. A lista de benefícios é bem extensa:

Ajuda a equilibrar o pH do organismo;

Auxilia na purificação do sangue;

Previne lesões musculares, ajudando em problemas como contração muscular, câimbras e fadiga;

Reduz a enxaqueca;

Ajuda no tratamento da asma;

Auxilia no tratamento da depressão e ansiedade;

Ajuda a regular a temperatura corporal;

Fortalece o sistema imunológico;

Previne a osteoporose;

Ajuda a prevenir a formação de cálculos renais;

Combate e previne problemas de próstata;

Melhora as funções hepáticas;

Combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

 

Como repor o magnésio

A reposição para quem é diagnosticado com a falta de magnésio é considerada muito fácil, pois a quantidade requerida diariamente não é muita.

Além disso, muitos recorrem primeiramente a suplementos para a reposição do mineral no organismo, mas deve-se levar em consideração que fonte de alimentos são mais saudáveis e melhores para o corpo.

Os suplementos podem até dar um impulso, mas tente primeiramente repor a falta de magnésio com alimentos saudáveis.

Além disso, o corpo absorve o mineral de forma diferente em alimentos e suplementos.

Veja também:
Indícios de que seu corpo pode estar com falta de vitaminas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loja Virtual