Treino para perder peso: como planejar uma rotina de exercícios?

Indícios de que seu corpo pode estar com falta de vitaminas
7 de fevereiro de 2019
3 Benefícios do whey protein
12 de fevereiro de 2019

Treino para perder peso: como planejar uma rotina de exercícios?

treino para perder peso

Treino e alimentação

Treino para perder peso associado a uma alimentação balanceada é uma das principais ferramentas para o processo de emagrecimento.

A reeducação alimentar é o aprendizado sobre a quantidade e qualidade dos alimentos ideias para cada refeição.

Já a atividade física proporciona o aumento do gasto calórico, ajuda a prevenir doenças, melhora as funções cardiorrespiratórias, diminui o estresse e tonifica os músculos.

Mas sabemos que conseguir os resultados, é algo que demora.

Para compreender melhor como funciona todo esse processo de emagrecimento, primeiro precisamos entender o que é e como funciona o metabolismo.

O metabolismo é o conjunto de reações químicas realizadas pelo nosso corpo com o objetivo de produzir e utilizar energia.

Obtemos energia de duas formas sendo: pela via metabólica aeróbio e o anaeróbio.  Essas duas vias fornecem combustível necessário para cada tipo de exercícios, de acordo com a duração e intensidade.

 

Veja mais
5 alimentos para acelerar o metabolismo: saiba quais são e como utilizar

 

Busque atividades prazerosas

Será mais fácil se exercitar caso goste disso, facilitando a perda de peso.

Nem todos os exercícios são feitos em uma academia: tente pedalar, andar de skate, praticar remo, surfar, nadar, jogar futebol ou treinar uma arte marcial.

Você poderia até dançar no seu quarto com a ajuda de um iPod. O segredo é criar gosto pelo que faz.

Se os treinos o entediam, busque participar de atividades mais sociais, como esportes coletivos.

Correr cinco quilômetros em um determinado dia para não precisar correr nas próximas duas semanas não trará benefício algum à saúde.

Pelo contrário, é muito provável que você tenha bastante dor ao exercitar-se em tal intensidade de forma esporádica.

Para obter os reais benefícios da atividade física é preciso ter uma rotina de treino, adaptando a exigência do exercício à capacidade do seu corpo.

 

Como planejar treinos

Acessórios para treino

Mudança de hábitos

A mudança de hábitos é extremamente fundamental em um processo de emagrecimento saudável.

O que, em outras palavras, significa que algum suor deverá ser gasto para sermos bem sucedidos nessa empreitada. Gaste mais calorias do que consome.

Cortar calorias pode ajudar no início, mas só a prática regular de exercícios associada a 5-6 refeições com horário bem demarcado vão lhe ajudar a entrar em forma.

Refeições leves e em quantidades moderadas vão manter os resultados dos treinos em alta!

 

Rotina de treinos

Há diversas razões pelas quais seguir uma rotina de treino traz maiores benefícios do que fazer exercíciosde forma esporádica – ainda que eles sejam intensos.

Quer entender o motivo disso?

Sua lista de obrigações diárias só cresce? A malhação está ficando no final das suas prioridades? Prepare-se para reverter esse quadro.

Afinal, você só precisa de 30 minutos, três ou quatro vezes por semana, para conseguir os resultados com os quais sempre sonhou: perder peso, reduzir medidas, queimar gordura e ganhar músculos.

Milagres não existem, a gente sabe. Mas exercícios eficientes, sim.

“É um treinamento de alta intensidade, com pouco volume, e feito sem intervalo, que pode torrar 350 calorias em meia hora”, explica a personal trainer Cau Saad, de São Paulo.

Para evitar esse processo doloroso é importante passar pela fase de adaptação, que nada mais é do que fazer sessões médias de treino, ou seja, séries de 15 a 20 repetições no máximo e treino de baixa intensidade.

Aos poucos, você pode ir aumentando as séries. Desta forma, o seu corpo vai ter tempo de se adaptar ao seu novo estilo de vida.

Recomendamos uma adaptação de pelo menos 2 meses. Claro que não quer dizer que você não vai sentir dor alguma, mas será muito mais fácil para sinalizar ao seu corpo essa nova etapa.

 

Como planejar uma rotina de treino?

Se você deseja estabelecer uma rotina de treinamentos, em primeiro lugar deve pensar sobre quais exercícios gosta de fazer.

É difícil que alguém tenha persistência fazendo algo que não gosta, por isso esse é um passo bastante importante.

Lembre-se, porém, que você precisa compatibilizar os exercícios com os objetivos que pretende atingir – por exemplo, não adianta apenas correr para aumentar sua massa muscular.

O segundo passo é definir onde e como irá fazer os exercícios pelos quais optou.

É possível, por exemplo, associar-se a uma academia, ou então comprar aparelhos de ginástica para exercitar-se em casa.

Pense em qual local é o mais adequado para você.

Depois de escolher os exercícios e também onde irá executá-los, o último passo para estabelecer uma rotina de treino é separar o tempo que você dedicará a ela.

Seja realista e sincero, mas não esqueça que para atingir os objetivos, é preciso de um mínimo de dedicação.

O ideal é que você se exercite no mínimo quatro vezes por semana, reservando alguns minutos para uma aquecimento, 20 minutos para atividades cardiovasculares, e o restante do tempo para algum treinamento de força.

Agora, é só ter perseverança e seguir à risca o seu planejamento.

Também é importante saber que uma rotina de treino não significa executar sempre os mesmos exercícios, mas sim ter compromisso com o hábito de exercitar-se.

De acordo com pesquisadores da Universidade da Flórida, pessoas que modificam os exercícios a cada duas semanas demonstram mais compromisso com a atividade física em relação àquelas que não o fazem.

Além disso, é importante que você consulte um médico antes de começar a fazer atividades físicas regulares.

Se estiver em dúvida sobre como fazer determinado exercício, é interessante buscar o auxílio de um profissional de educação física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loja Virtual