Como cuidar da pele
Cuidar da pele é uma das principais preocupações do público feminino, manter a sua saúde e a aparência. E por isso muitas vezes, para cuidar da pele elas buscam como solução o uso de diversos cremes e outros cosméticos somando gastos exorbitantes. O grande problema é que nem sempre isso é suficiente, principalmente porque manter ou conquistar a saúde da pele vai muito além do uso de cremes, e a alimentação tem papel essencial neste processo. O envelhecimento da pele depende também de cuidados como: uso de filtro solar, hidratação e controle no consumo de álcool e tabaco. Cuidar da pele são processos essenciais para retardar o envelhecimento e manter uma aparência jovem.
Cuidar da pele além da estética
São muitos os problemas que podem prejudicar a saúde e aparência da pele, que é o maior órgão do corpo humano. É isso mesmo, nossa pele é um órgão e embora muitas vezes vista somente como algo estético, tem inúmeros papéis em nosso organismo dos quais podemos destacar. O papel protetor, isolando o corpo e protegendo contra ameaças nocivas que vem do meio externo como bactérias, regula também a temperatura do corpo, detecta estímulos como dor ou estímulos agradáveis, possui proteção contra efeitos nocivos da radiação solar, função secretora como suor e sebo e outra função de destaque, é da síntese de vitamina D, que dentre suas funções tem papel importante na absorção e fixação do cálcio da alimentação e isso tem extrema importância para a saúde óssea.
Cuidar da pele de dentro para fora
Alguns sintomas comuns das deficiências de vitaminas e minerais podem se manifestar na pele como: pele seca, caspa, feridas, manchas, rachaduras e até acne.
A boa alimentação e hidratação tem papel fundamental para a saúde e beleza da pele e existem inúmeras estratégias e cuidados que podem ajudar. Os cremes e cosméticos podem auxiliar quando pensamos em algo de fora para dentro. Quando o assunto é cuidar de dentro para fora a importância da alimentação adequada e quando necessário à suplementação pode ser um trunfo importante.
Tudo que sua pele gosta
São diversos nutrientes que estão relacionados à saúde e beleza da pele, mas antes de falarmos disso, vamos falar sobre algo que talvez você não saiba.
Beba água! Para cuidar da pele
Sim! Água, simples e fácil, mas que nem todo mundo ingere a quantidade correta, o que pode refletir em sintomas de descamação, pele ressecada, dentre outros.
Após essa dica extremamente importante sobre o consumo de água vamos falar dos alimentos.
Consuma proteínas!
As proteínas têm funções reparadoras e construtoras e constantemente precisamos reparar e repor tecidos perdidos. Dentre alguns tecidos, a pele se destaca pois assim como os animais, os seres humanos trocam constantemente de pele e para a renovação desses tecidos as proteínas são fundamentais.
É a partir das proteínas que nossos corpos produzem o colágeno e a elastina, que são as proteínas encontradas em maior abundância em nossa pele e são importantes para manter a boa firmeza e elasticidade a pele. Um interessante dado é que o colágeno é uma proteína que nosso corpo pode produzir a partir da ingestão de outras proteínas, portanto, indivíduos com má alimentação podem apresentar deficiência de colágeno.
Outra importante informação é que em pessoas com idade avançada, muitas vezes apresentam deficiência de colágeno mesmo tendo uma alimentação adequada, pois com o passar do tempo à produção pelo organismo se torna mais difícil.
O colágeno é a proteína mais abundante presente no corpo humano e seus tipos mais conhecidos são:
Colágeno tipo 1 – presente principalmente na pele cabelos e unhas.
Colágeno tipo 2 – presente em sua maior parte nos tecidos cartilaginosos.
Consuma frutas, legumes, folhas e vegetais!
Estes alimentos são ricos em vitaminas e minerais e muitos deles tem papel importante na saúde e beleza da pele como ação antioxidante, proteção contra o fotoenvelhecimento, síntese, entre outros.
As vitaminas e minerais de maior destaque quando o assunto é cuidado com a pele são: cobre, ferro, zinco, selênio, vitamina A, vitamina C, vitamina D e vitaminas do complexo B.
Ainda falando dos alimentos que tem ligação com a saúde de pele, algumas opções se destacam por conter boa quantidade de ácido hialurônico que tem como uma de suas funções, reter água na pele, assim favorece uma boa hidratação, o que reflete na maciez e firmeza, pois a hidratação ajuda a preencher os espaços entre as células da pele.
Vale lembrar que o ácido hialurônico é produzido pelo organismo, porém, assim como o colágeno, conforme o tempo passa seus níveis acabam sendo reduzidos. Existem muitos cosméticos que contem ácido hialurônico e também suplementos em cápsulas que podem trazer praticidade para complementar a dieta.
Também existem diversas clínicas que fazem preenchimentos e aplicações de ácido hialurônico injetável, com objetivo de harmonização, redução das rugas e linhas de expressão.
Vamos falar de alguns alimentos que contém ácido hialurônico: feijão, batata, soja, salmão e carnes fibrosas como cordeiro e carne bovina, além de partes de carnes com mais cartilagens e tendões como moela e tutano.
Alimente ou suplemente sua pele
Além da alimentação, a suplementação é uma opção para suprir a carência de colágeno, vitaminas e minerais no organismo.
Colágeno
Suplementos como colágeno hidrolisado associado à vitamina C (a vitamina c é essencial para a síntese de colágeno no organismo). Além dos suplementos a base de colágeno tipo 2, são opções interessantes e ambos têm apresentações em pó e em cápsula.
Multivitamínicos
Os multivitamínicos estão entre a classe dos 3 suplementos mais vendidos no mundo e podem ser extremamente úteis. Principalmente quando não consegue adequar a alimentação com a quantidade necessária de nutrientes. Sendo assim, os multivitamínicos garantem a ingestão diária da vitaminas e minerais.
Ômega 3
O ômega 3 é conhecido por conter EPA e DHA, além de ter potencial antioxidante, vem sendo estudado por seu possível papel fotoprotetor.