Beta Alanina, realmente melhora o desempenho nos treinos?
A Beta Alanina como suplemento vem conquistando o coração da galera.
Tamanha procura e idolatria acontece principalmente porquê, neste ano, foi aprovado, pela ANVISA o uso de Beta Alanina (B.A.) como suplemento no nosso país.
E com isso vem ficando cada vez mais popular o seu uso nas academias e meio fitness, em geral.
Isso porque, nos últimos anos, atletas e praticantes de atividades físicas, mais do que nunca, estão buscando estratégias para melhorar o desempenho nos treinos.
Por isso aumentou a sua popularidade, devido ao efeito comprovado em auxiliar na redução da fadiga muscular e melhorar o rendimento desportivo.
Então de fato, é verídico! A suplementação com B.A. é eficaz na melhora do desempenho nos treinos, sim!
Esse benefício acontece porque a beta alanina é responsável pela síntese de carnosina no organismo.
Agora, tenho certeza que você está se perguntando:
“O que é essa tal carnosina e qual a relação com a B.A.!?”
Vejamos, vamos “começar pelo começo”, rsrs.
A carnosina é um dipeptídeo, ou seja, uma molécula formada por dois aminoácidos.
Sendo estes, a beta alanina e a histidina.
Esses dois aminoácidos são produzidos naturalmente pelo nosso corpo em pequenas quantidades e também estão presentes em alimentos de origem animal, principalmente nas carnes vermelhas e brancas.
Como dito, as quantidades produzidas e/ou ingeridas desses aminoácidos, em especial a beta alanina, são baixos, havendo a necessidade de suplementar, assim como a creatina.
Inclusive a associação da creatina com a beta alanina potencializam o efeito um do outro. Esse pode ser um assunto para um outro post.
Mas voltando para a carnosina…
Com a suplementação, a síntese de carnosina acontece, já que este aminoácido é o fator limitante para ocorrer esse processo.
E a sua principal função é neutralizar a acidez no músculo pelo aumento dos íons de hidrogênio (H+) durante a execução dos exercícios.
Sabe aquela sensação de queimação no músculo nas ultimas repetições da série? A famosa fadiga muscular?
Então essa queimação se dá devido a liberação de íons de lactato.
Ai que entra a funcionalidade da carnosina, fazer a regulação do PH, diminuindo os efeitos desse ácido.
Portanto, a beta alanina ajuda no tamponamento dessa acidez.
Sendo assim, por consequência, pode-se dizer que a B.A. aumenta a performance nos treinos.
Possibilitando aumento de carga, diminuição no tempo de descanso, aumento no número de repetições, entre outros benefícios.
E os resultados começam se apresentar rapidamente.
Estudos recentes comprovaram que o uso contínuo melhora a performance nos treinos de hipertrofia e HIT em até 60% a partir de 4 semanas.
“Essa estratégia de suplementação tem se mostrado eficaz em muitas situações, com a maioria das pesquisas enfocando suas propriedades ergogênicas. Um forte corpo de literatura atesta a capacidade da suplementação de BA para melhorar o desempenho em exercícios de alta intensidade, com dados meta-analíticos indicando que ela exerce sua maior influência ergogênicas em testes de exercícios baseados na capacidade que duram entre 30 se a 10 min. Este efeito ergogênico provavelmente ocorre devido à ação de potencialização da carnosina, em virtude disso, a BA vem sobressaindo como um dos suplementos esportivos mais populares, cientificamente comprovados e amplamente endossados disponíveis.”**
**REFERÊNCIA
CABRAL, Francione Moreira; MINAKAWA, Sandra. Suplementação com Beta Alanina para Hipertrofia, 2021. Disponível em: <https://bwsjournal.emnuvens.com.br/bwsj/article/view/159/92> Acesso em: 16 de nov. de 2021.