A Saúde do homem

A saúde do homem é um verdadeiro tabu para muitos. Em sua grande maioria, é um costume de muitos homens não ir ao médico, além disso, muitos não fazem os exames de rotina, ou seja, muitos homens não tem o hábito de fazer algo relacionado à manutenção da saúde.

Quebrar esse mito tem sido uma luta constante da sociedade moderna, inclusive, existem muitas campanhas de conscientização, o próprio Novembro Azul é uma mês voltado para a saúde do homem.

Existe pesquisas que mostram a expectativa de vida mundial, colocando ela menor nos homens e são muitos os fatores que influenciam esses dados. Por exemplo: Genética, estilo de vida, cuidados, comportamentos, ocupações, hábitos não saudáveis, entre outros.

Em sua grande maioria, homens entendem que o fato de nascerem com saúde, vitalidade, isso não mudará independente da vida que se leva.

Entretanto em sua maioria, o ser humano nasce com saúde. Mas existem fatores como estilo de vida, nutrição, genética, que ao longo do tempo podem interferir positivamente ou negativamente na saúde do homem.

Nesse contexto, inclusive a saúde e desempenho sexual são afetados, já que tem ligação com inúmeros fatores e vamos tratar desse assunto nessa publicação.

 

Saúde do homem e seu desempenho sexual

O homem se orgulha da sua masculinidade e quando algo relacionado ao campo sexual os afeta, provoca inúmeros problemas.

São muitos os motivos que afetam e interferem na saúde e no desempenho sexual e que podem compromete-lo, se tornando uma bola de neve, como problemas psicológicos e de baixa autoestima.

Muitas vezes, para não ferir o seu orgulho, o homem se fecha.. Criando assim quadros como depressão, desanimo e dificuldades de se relacionar com outras pessoas interferindo até em seu relacionamento.

Diferente do capítulo anterior quando o assunto é saúde sexual o homem se preocupa de forma muito maior justamente porque é algo que fere sua masculinidade. Muitas vezes, acaba procurando por conta própria, alternativas que possam além de tratar, aumentar a saúde e desempenho sexual.

Porem quando se trata desse assunto, são muitos indicativos que devem ser observados e que podem afetar diretamente, observar e cuidar de cada um deles é de extrema importância. Vamos a eles:

 

Estresse e ansiedade

O estresse do dia a dia pode ocasionar além de problemas psicológicos, problemas hormonais como, por exemplo, descontrole do cortisol, que interfere na libido.

Além disso, estresse e ansiedade podem causar mudanças na frequência cardíaca, desencadear quadros de depressão e fadiga que também podem ser prejudiciais.

A dupla infalível para combater o estresse e a ansiedade é a alimentação equilibrada e a pratica de atividade física.

A atividade física libera substâncias relacionadas ao bem estar no organismo. Já a alimentação equilibrada, com alimentos que contenham magnésio, triptofano, e vitaminas do complexo B como peixes, ovos, grãos, nozes, vegetais folhosos dentre outros, são benéficas à saúde auxiliando a combater o stress.

Se você se interessou por esse capitulo vale a pena conferir a matéria sobre o tema estresse e ansiedade no blog.

 

Saúde do coração e sistema circulatório

A saúde do coração e o sistema circulatório influenciam nas ereções que dependem do bom funcionamento deles para estar 100%. Muitos problemas cardíacos, inclusive como por exemplo a insuficiência cardíaca estão relacionados com a impotência sexual e problemas com ereção.

A nível de curiosidade, a grande maioria dos medicamentos utilizados para melhora de ereções são feitos com substâncias com potencial vasodilatador que tem efeito direto na circulação.

Para auxiliar na melhora dessa questão, aposte na prática de atividade física. Que além de deixar o coração saudável, estimula a produção de substâncias vasodilatadoras que são favoráveis ao sistema circulatório.

Equilibre sua alimentação com alimentos favoráveis a circulação como beterraba, alho, melancia, uvas , vinho tinto (com moderação), banana, chocolate amargo ou cacau em pó, espinafre, pimenta. Alimentos ricos em Niacina (vitamina B3), também são favoráveis ao sistema circulatório, à vitamina B3 é encontrada em alimentos como amendoim, atum, ervilhas, vegetais verdes.

 

A Obesidade influencia na Saúde como um todo, inclusive na saúde sexual do Homem

A obesidade na saúde do homem está associada a vários fatores, como: à baixa libido e disfunção erétil, diabetes, problemas relacionados à circulação e pressão arterial, além da autoestima, que pode afetar o psicológico.

Indivíduos obesos têm maior índice de quadros inflamatórios e desequilíbrios hormonais, esses interagem muitas vezes de forma negativa comprometendo a saúde sexual e desempenho.

A solução para combater esses problemas é o controle de peso através de uma alimentação equilibrada, que não tenha um excesso calórico, além de manter uma vida ativa.

Procurar um nutricionista e um profissional de educação física vale a pena, já que um trabalho em conjunto com esses profissionais trará um ótimo resultado.

 

Problemas hormonais

Os desequilíbrios hormonais também afetam o desempenho sexual. Alguns hormônios quando em falta podem causar problemas como a queda de libido e a infertilidade. Para combater esse problema, é essencial a busca por acompanhamento médico que possa auxiliar e recomendar o tratamento adequado.

Alguns problemas de desequilíbrios hormonais muitas vezes são multifatoriais e podem ser de origem genética ou mesmo ocorrer pela idade.  Esses problemas podem ocorrer por falta de alguns nutrientes também, que deveriam vir da alimentação.

Como é o caso do zinco e da vitamina D, que quando não se encontram em quantidades adequadas podem em potencial reduzir os níveis de testosterona, que é um dos hormônios relacionados à libido.

Manter os níveis adequados de zinco e vitamina D no organismo é essencial para o equilíbrio hormonal.

Portanto se o problema for relacionado a estes nutrientes em especifico aposte em alimentos que contenham zinco como leite, amendoim, castanhas, ovos, leite, cacau dentre outros.

Alimentos ricos em vitamina D como sardinha, salmão, queijos, ovos mas não deve se esqueça da exposição solar que é principal forma de adquirir vitamina D pelo organismo.

 

Suplementos de vitaminas e minerais

Quando não é possível através da alimentação garantir as quantidades adequadas de nutrientes, os suplementos podem ser uma alternativa para garantir as quantidades ideais.

 

Extratos naturais

A ciência estuda diversos extratos naturais e suas possíveis ações sobre o desempenho e saúde sexual. Inclusive, alguns resultados foram positivos, porém ainda são necessários mais estudos que comprovem e sustentem essas afirmações de potencial afrodisíaco.

Dentre os extratos e suplementos com maior número de estudos que buscam uma correlação com a libido e função hormonal estão: maca peruana, gengibre, zinco e vitamina D.

 

Cuide-se

Preocupar-se com a saúde e estar atento a tudo que pode afeta-la nunca é demais. Afinal a saúde em todas as suas vertentes é essencial para uma vida plena.

Informe-se, cuide de seus hábitos, quando necessário procure ajuda profissional e não deixa para a última hora. Nos tempos atuais, o acesso a informação e a profissionais da saúde é muito fácil. Então se cuide. Sempre vale a pena!

 

 

 

Leave a comment

Fitoway
Enviar via WhatsApp