Suplemento Vegano Pode Conter Ovo / Leite?
Suplemento Vegano com a Seguinte Informação de Rotulagem “PODE CONTER LEITE/OVOS”.
DEIXA DE SER VEGANO?
A interpretação das informações da tabela nutricional de um suplemento vegano pode parecer bem complicadas devido aos diferentes e desconhecidos nomes descritos em sua composição.
E isso pode ficar ainda mais complicado e confuso quando vemos em um suplemento alimentar vegano a seguinte informação: “PODE CONTER LEITE/OVOS” e/ou “CONTÉM LACTOSE”.
Dessa forma, essa informação, a principio parece bem contraditória.
Mas calma, fique tranquilo(a) que o objetivo desse texto é te explicar exatamente o porquê isso acontece.
Quando você se deparar com a seguinte descrição: “PODE CONTER LEITE/OVOS” no rótulo de um suplemento vegano, não significa que ele tenha esses ingredientes em sua composição, ok?
O que acontece é que quando uma marca não é exclusivamente vegana ou compra matérias primas de outra empresa que não é exclusivamente vegana, pode acontecer o compartilhamento de maquinários e equipamentos.
Sendo assim, outros produtos de origem animal também são manipulados.
Nessas situações, pode acontecer de forma indireta uma contaminação cruzada.
Isso acontece através do compartilhamento de utensílios, maquinários, equipamentos e superfície, ocorrendo a passagem de substâncias de um suplemento/alimento para outro.
Por isso, a informação “PODE CONTER LEITE/OVOS” existe para avisar indivíduos que possam apresentar grau elevado de hipersensibilidade ou alergia a esses compostos.
Dessa forma, a empresa que produz o suplemento tem a responsabilidade de alertar e reduzir o risco de o consumidor apresentar alguma complicação alérgica.
A situação é igual para os suplementos alimentares que apresentam a seguinte informação: ALÉRGICOS: “PODE CONTER DERIVADOS DE CRUSTÁCEOS (CARANGUEJO), PEIXE, OVO, LEITE, SOJA, CEVADA, TRIGO E AMENDOIM”.
Esses avisos são obrigatórios e regulados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pelo fato que esses alimentos são classificados com alergênicos.
Portanto, se quer saber mais, a ANVISA publicou um documento sobre dizeres de rotulagem e alimentos alergênicos.
Referência:
LIMA, Thalita Antony de Souza, et al. Perguntas e Respostas sobre Rotulagem de Alimentos Alergênicos, 2016. Disponível em: <https://alimentusconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2016/09/PerguntaseRespostasAlerg%C3%AAnicos-janeiro-2016.pdf> Acesso em: 16 de set. de 2021.